Pular para o conteúdo principal

Valorização na primeira rodada do Cartola FC



 É um tema que TEMOS que falar dele, afinal, todo mundo está em busca de dicas para valorizar na primeira rodada.


A valorização na primeira rodada do Cartola é o tema mais conturbado de qualquer edição. 

Primeiro vamos relembrar do que se trata o Cartola: é um Fantasy Game que tem na sua essência a representação dos acontecimentos reais do Campeonato Brasileiro. 

Ou seja, o ponto central é de fato retratar o dia a dia de um clube: 

  • Jogos.
  • Patrimônio.
  • Vitórias.
  • Fracassos.
  • Negociações de jogadores.
  • Desfalques.
Então, se estamos imersos na vida de um Cartola de um clube, não temos como fugir das condições de mercado. Lembra do Keirrison, o foquinha? Aquele que foi vendido ao Barcelona por valores astronômicos e que depois sumiu do mapa? Seu mau desempenho acarretou na sua desvalorização.

Na verdade eu nem precisaria ir longe para pegar exemplos: basta olhar para o próprio Neymar, que recentemente foi apontado que seu valor era menor do que quando chegou ao PSG.

Além do desempenho (que no Cartola é traduzido em pontuação), existe também um outro fator, extremamente importante, que interfere diretamente no mercado: economia.

Isso mesmo: as condições econômicas mundiais interferem no mercado de jogadores. Basta relembrar da época da pandemia COVID-19. Estádios fechados, arrecadação em baixa, e logo, esfriamento do mercado. E em consequência da economia, vem justamente a inflação.

Pense comigo: se você tem um mercado extremamente aquecido, ele vai se valorizar até certo ponto, pois recursos de compra são finitos. Justamente por isso que um país quebra quando ocorre a hiperinflação.

Então agora vamos voltar ao Cartola: o que aconteceria se o cálculo de valorização durante todo o jogo levasse em consideração apenas preço e pontuação do jogador? 

O primeiro a trazer luz a esse tema, e que nos ilumina até hoje com a sua assertividade inclusive, foi o João Coelho, Pesquisador em Física pela agéncia CNRS França. O João é o proprietário do Cartola Analítico, e chegou à fórmula da valorização, com base em muito tempo de pesquisa.

Nós da Cartomante FC implementamos a fórmula que o João desenvolveu, dentro do nosso aplicativo para facilitar o dia a dia dos cartoleiros.

Você pode conferir o post original do João clicando aqui.

Nesse vídeo abaixo eu faço a escalação de um time com potencial de valorização, usando a fórmula do João implantada dentro do app, e claro, com potencial de pontuação também, afinal, não podemos deixar passar batido a oportunidade de pontuar bem na primeira rodada.


 

E se você quiser entender um pouco mais o nosso app, e como nós desenvolvemos inúmeras automações e com painéis de BI para você disputar o Cartola, Cartola Express, Rei do Pitaco, Premier League, etc, é só clicar abaixo e assistir uma apresentação do Método Escalação Estruturada.

Se quiser assinar, use o código MEE5 para ganhar 5% de desconto.

Clique aqui e conheça o Método.