Pular para o conteúdo principal

Análise Resumida da Rodada 1 Cartola 2023



E o Brasileirão 2023 enfim começou ontem, sábado dia 15/04, e posso afirmar o seguinte:

Prepare seu coração para a arbitragem esse ano, pois se você, da sua casa, gritar BOBOCA, o juiz vai ouvir e vai dar cartão para o seu capitão no Cartola.

Bom, brincadeiras a parte, o primeiro destaque que eu vou colocar aqui na mesa para a gente discutir é a rigidez da arbitragem quanto às reclamações. 

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, foi expulso de campo mais uma vez. Em entrevista após o jogo, ele alegou curiosidade do motivo da expulsão e ainda reclamou que o bandeirinha estava se comunicando com ele em espanhol ao invés de falar português. "Eu falo português como tu", disse ele na entrevista e sugeriu que houve uma interpretação errada do auxiliar. 

Ainda na entrevista, assumiu ter essa dificuldade de se controlar em campo, reforçou que vem trabalhando forte para superar isso, e demonstrou o seu maior problema quando isso acontece: chegar em casa e encarar sua esposa Ana. "Mais uma vez vou chegar em casa e tomar uma bronca da minha esposa."

Abel, se você estiver lendo esse texto antes de chegar em casa, aqui vai uma dica: entre em casa chorando, corra para o quarto, deite no chão encolhido em posição fetal, e balbucie: "eu não consigo sozinho... eu preciso de ajuda." Vai por mim... a ajuda chegará primeiro que a bronca.

Ainda sobre arbitragem, Gabriel Barbosa tomou cartão amarelo pré pago. O cartão foi dado antes de ele chegar a abrir a boca. Mas a sua corrida em direção ao árbitro após um lance do Wesley na área, não deixou o árbitro em dúvidas. Magneto, torcedor rubro negro fundador da Magnética, afirmou ter ouvido o pensamento do árbitro: "Ele não está vindo para me abraçar.... ele está com cara de quem vai reclamar. Mas e se ele quiser me carregar no colo? Vou dar é um cartão logo para inibir essas querências.

E para finalizar sobre arbitragem, Soteldo, atacante do Santos, foi expulso no final do jogo, com o Santos esboçando boa chance de empate. O primeiro cartão amarelo ninguém sabe porque aconteceu. Não sabemos se o árbitro iria tirar um tic tac ou um maço de paiol do bolso, mas acabou saindo o primeiro cartão para o Soteldo. E o segundo meu amigo, ahhh o segundo foi uma falta "de com força", como diria Luxemburgo. 

Soteldo perdeu a bola no campo de defesa do Grêmio (poderia ter sido um bom ataque do Santos) e voltou para recuperar o prejuízo. Duas tentativas e pimba no Thomas Luciano... como se estivesse pensando "Toma Luciano! Segundo cartão na lata, na hora. Bem justo.


Agora sobre o futebol jogado em campo:

Achei uma ótima rodada inicial. Destaque para o quarteto do RJ: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estrearam com vitória. Os 4 do Rio estrearem com vitória é um feito inédito, nunca aconteceu na história do brasileirão, e com um detalhe: venceram bem.

Primeiro o Fluminense: jogou contra o América MG no Independência. O primeiro tempo já começou quente, pois logo no primeiro minuto de jogo, Cavichioli ficou gigante cara a cara com Gabriel Pirani e salvou o América.

No segundo tempo o jogo melhorou, com a entrada de Lelê e Guga, e aos 14 min do segundo tempo já tínhamos 2 a 0 para o Flusão, com direito a Gol do Cano e PÊNALTI PERDIDO pelo próprio Cano. 

O meu capitão na rodada era o Cano: fui do inferno ao céu em 6 minutos.

John Kennedy fez o segundo e Lelê fechou a tampa do caixão do América. Flu 3 x 0 América MG.

De olho no Flusão nesse campeonato hein? Tem de tudo para ser campeão.


Agora vamos falar do Vaxcão que retornou à elite do futebol brasileiro colocando uma água no chopp do Atlético de Minas Gerais. Entrou no Mineirão, comeu um tropeiro sem pedir licença, e logo aos 4 minutos abriu o placar com Andrey. 

A massa Atleticana, como são chamados os torcedores do time do Milton Neves, se enfureceu e chamou o time para cima: "Vamos pra cima deles galÔ" - eles gritavam. Como o time não correspondeu, o Vaxcão pensou: "Devem estar precisando de uma forcinha." e em um chute cruzado de Lucas Pitôn, Gabriel Pec meteu a chapa do pé na bola e marcou o segundo.

Além de marcar o segundo, acabou de fechar a tampa do caixão do meu time, já que estava com Everson, goleiro do Atlético de Minas Gerais.

A arena MRV, estádio próprio do Atlético, foi inaugurada no próprio sábado com direito a show do Sambô, ausência de Dadá Maravilha peito de aço, e claro, homenagem ao grande ídolo: os refletores.

O jogo seguiu pegando fogo no segundo tempo, mas com Hulk muito sumido. Minutos se passaram até que percebemos que o Coudet havia colocado o atacante em uma nova função: Quarto Volanteiro Central. Durante quase todo o segundo tempo Hulk se preocupou em ajudar seus colegas defensores ao invés de ir fazer gol. 

Já do lado do Vaxcão, o destaque vai para Léo Jardim, que simplesmente: PEGOU SIM O SINAL DE WIFI.  O cara estava loucura total: uma mistura de Dida, Zetti, Marcão e Taffareeeeellll 94. Mesmo tomando um gol do ataqueiro Maurício Lemos, Léo Jardim fez 9 pontos na rodada: 10 defesas.

Fazendo um link com o assunto lá de cima: Maurício Barbieri, trago essa rosa para lhe dar, também foi expulso do campo aos 36 minutos do primeiro tempo.

Flamengo:

Nem o mais otimista rubro negro da história poderia prever que a inhaca deixada por Vitor Pereira sumiria tão rapidamente. Flamengo demonstrou ser um ótimo dublê de Rocky Balboa ao apanhar o ano inteiro, e pisar no Brasileirão com vitória de 3 a 0, gols de Pedro, Gabriel El Loco Barbosa Abreu de pênalti e ele, o mito: Ayrton Gremlin Lucas: um golaço!

Vitória convincente do Mengão e que prova o seguinte: era melhor empurrar com a barriga e esperar Jesus chegar amarrado num contrato de 2 mil anos. Pois vamos falar a verdade: O Jorge Samapaoli já ganhou o quê, ó Deus?! Qualquer um (exceto o VP) com esse time do Flamengo teria jogado legal hoje.

Um destaque para esse jogo: A volta de Bruno Avon Henrique. Com suas sobrancelhas delineadas pelo criador da Avon, BH entrou.... e entrou bem! Driblou, correu, disputou, foi abraçado pela torcida e tem de tudo para ir bem esse ano: Força BH, o futebol merece ver você jogar!

E para finalizar os destaques do Rio, o Botafogo estreou em casa contra o São Paulo e ganhou de 2 x 1. Gols de Tiquinho e Eduardo para o Fogão, amigo, do Rio e Calleri, toca no Calleri, para o São Paulo.

Eu não vi o jogo, então não posso fazer comentários mais detalhados. Mas podemos destacar a entrada dura de Jhegson em Eduardo, que lhe rendeu um cartão amarelo.

Então, podemos dizer que os mitos envolvidos nos jogos dos gigantes do Rio foram:

Léo Jardim, Ayrton Lucas, Samuel Xavier, Maurício Lemos, Léo Pereira, Eduardo, Gabriel Pec e Lelê. 

Se você tivesse colocado esses 8 jogadores, você teria investido 62 cartoletas e teria feito 104,90 só com eles (sem contar pontuação de capitão). E ainda teria valorizado cerca de 45 cartoletas.


Outros destaques da rodada:

Grêmio 1 x 0 Santos, suado.... jogo duro para o Grêmio, contando bastante com o Kanneman principalmente na etapa final. Luizito continua na busca do recorde de pênaltis perdidos. Esse ano foram 4 batidos, 3 perdidos. 

Se continuar assim, Renight O Gaúcho Tchê, colocará o ex mais amado do Brasil em seu lugar: Diego Souza.

Piadas à parte, jogo muito duro para o Grêmio. Estrear com vitória na série A é um alívio, mas é bom abrir o olho.

Por falar em alívio, o Cabuloso Tremendão das Minas Gerais, estreou com derrota na Neoquímica Arena, diante do Corinthians. A derrota era esperada, mas o time lutou bem. Pepa Pig terá trabalho pela frente, mas é possível dizer que o Cruzeiro tem de tudo para ficar na série A. Só não tem pontos. Ainda.


Se você gostou dessa postagem, curta, compartilhe com os amigos, salve nos seus favoritos, e claro, acompanhe o nosso time nas redes sociais.


Rafael Lobato (Cuiabá | Cartomante FC).

Instagram: @cartomantefc

Youtube: @CartomanteFC