Pular para o conteúdo principal

Coca Cola e Cartola... o que eles têm em comum?



Estranho pensar nisso né? 
Mas vou te mostrar como o simples hábito de comprar uma coca cola no supermercado pode mostrar muito sobre a forma como você escala o seu time no Cartola.

Quando eu conheci a minha esposa, ela, o irmão e a cunhada, trabalhavam na Coca Cola em Belo Horizonte. Eu posso te afirmar uma coisa: é muito bom ter uma namorada que trabalha na coca cola. Brindes incríveis, convites para eventos espetaculares, e claro, acesso à lojinha dos funcionários. 

Certa vez fomos fazer um churrasco, e quando estávamos no supermercado minha esposa me pediu para pegar 2 garrafas de 2L de coca cola.
Acho que estávamos duas seções a frente, mas eu fui e voltei com as duas garrafas na mão. Quando ela me viu, ela perguntou: "Você olhou a data?"

Na hora eu até achei que fosse brincadeira, porque é uma coisa tão óbvia olhar a validade de um produto. E na sequência ela emendou: "Estou falando da fabricação. Você olhou a data?"
Poxa, aí já é demais: data de fabricação? Quem olha isso?

E então a explicação da voz da sabedoria no mundo coca cola: A garrafa pet 2L, por ser de plástico, é mais porosa do que as demais, logo, ela perde o gás/sabor mais rápido. Quanto mais recente for a data de fabricação, mais gostosa será a coca cola.

E no supermercado, o processo é: traz os produtos mais antigos para a frente e coloca os novos no fundo da prateleira. Ela percebeu o meu erro pela minha agilidade em pegar as garrafas. Era óbvio que eu não fiquei olhando no fundo da prateleira e peguei o que estava na frente.
Nesse dia eu tive a oportunidade de tomar uma coquinha gelada fabricada a menos de 15 dias. É surreal. 

Mas o que raios isso tem a ver com a forma que eu escalo meu time no Cartola?

Bom, o nosso cérebro é uma máquina de economizar energia. A todo tempo, ele busca fazer conexões já registradas de forma a preservar seu funcionamento.
Por isso é tão difícil começar começar uma rotina nova, por exemplo, uma academia, acordar mais cedo ou uma simples caminhada.

Isso está tão profundamente ligado conosco, que chegamos a fazer associações bizarras.
Exemplo: ao pensar na palavra Fenômeno, o Ronaldo vem a cabeça imediatamente. 
Muito estranho ignorarmos milhões de fenômenos naturais e pensarmos em uma única pessoa, não?

Isso acontece justamente pela facilidade de associação que o cérebro estabelece. Nesta situação da Coca cola, o cérebro já faz o comando automaticamente: 

"Está na validade? Sim. Está na sua frente? Sim. Então pegue logo."

Se isso acontece com a gente para comprar refrigerante, imagina em uma rodada de 10 jogos onde entram em campo cerca de 60 atacantes. 

É impossível estabelecer uma análise objetiva e igual para todos os jogadores. 

Justamente por isso, ordenamos por nomes famosos ou que estão mais em evidência. Talvez com um esforço médio e já com uma certa subjetividade (pois o cérebro está lutando contra isso, lembra?), você considere uma ou outra peça fora do foco.

O grande problema disso é: toda opção que você ignora e não analisa, é uma oportunidade perdida.
Imagine o quanto isso faz diferença em uma escalação de tiro curto onde você colocou o seu dinheiro?
Oportunidade perdida aqui significa perder dinheiro, literalmente.

Então, se existe alguma dica para a rodada (que aliás, serve para qualquer rodada) é: avalie todas as opções de uma posição, de forma objetiva e com os mesmos critérios,  antes de tomar a decisão de escalar o seu time.

Você pode até achar que isso é óbvio, então só vou te pedir um exercício: pense com você mesmo, mentalmente, em todos os atacantes da última rodada. Mentalize quantos scouts cada um fez. Aliás, faça isso com todas as posições, mentalmente, e depois monte seu time.

Eu sei: é impossível.


Justamente por isso, nós desenvolvemos o Método Escalação Estruturada. Todas as opções são colocadas em um único painel e ordenadas conforme a performance. Fica muito mais fácil de analisar e decidir.

Se você quiser conhecer o MEE, é só clicar no link abaixo. E se quiser assinar, pode usar o código MEE5 para ganhar 5% de desconto na asssinatura.